"SEJA BEM VINDO!"
"FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA." Cora Coralina
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- Simone Porto
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- Aprendi que tudo na vida se aprende tentando e errando, tentando e acertando.Sou uma pessoa otimista, positiva e feliz! Amo minha vida, "meu" vida e minha Jady!
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terça-feira, 8 de maio de 2012
Nem sabia que existia, mas dia 06/05 foi o Dia da Matemática! Em homenagem a este dia posto minha pesquisa sobre dificuldades de aprendizagem, agora sobre a discalculia.
A discalculia se apresenta como dificuldade para a
realização de operações matemáticas usualmente ligadas a uma disfunção
neurológica, lesão cerebral, deficiência de estruturação espaço-temporal.
O problema principal está em compreender que a dificuldade não é a matemática e
sim a maneira que é ensinada às crianças. A criança com discalculia
pode ser capaz de entender conceitos
matemáticos de um modo bem concreto, uma vez que o pensamento lógico está
intacto, porém tem extrema dificuldade em trabalhar com números e símbolos
matemáticos, fórmulas, e enunciados.
Ela é capaz de compreender a
matemática representada simbolicamente ( 3+2=5 ),
Mas é incapaz de resolver
“Maria tem três balas e João tem duas. Quantas balas eles tem no total?”
O portador de discalculia
comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de
contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
Kocs (apud García, 1998)
classificou a discalculia em seis subtipos, podendo
ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos:
1. Discalculia Verbal - dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números,
os termos, os símbolos e as relações.
2. Discalculia Practognóstica - dificuldade para enumerar, comparar e
manipular objetos reais ou em imagens matematicamente.
3. Discalculia Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.
4. Discalculia Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
5. Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão
de conceitos matemáticos.
6. Discalculia Operacional - Dificuldades na execução de operações e cálculos
numéricos.
Ajuda do Professor
O
aluno deve ter um atendimento individualizado por parte do professor que deve evitar:
· Ressaltar
as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais;
· Mostrar
impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias
vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala;
· Corrigir
o aluno freqüentemente diante da turma, para não o expor;
· Ignorar
a criança em sua dificuldade.
Dicas
para o professor:
Não force o aluno a fazer as lições quando estiver
nervoso por não ter conseguido;
Explique a ele suas dificuldades e diga que está
ali para ajudá-lo sempre que precisar;
Proponha jogos na sala;
Não corrija as lições com canetas vermelhas ou
lápis;
Procure usar situações concretas, nos problemas.
É muito importante buscar
auxilio para descobrir a discalculia ou não no período escolar quando alguns
sinais são apresentados, para que os alunos discalcúlicos não sejam chamados de
desatentos e preguiçosos quando possuem, na verdade, problemas quanto à
assimilação e compreensão do que é pedido.
Referencial Bibliográfico: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/disturbios.htm/ www.portaleducacao.com.br
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1 comentários:
SEGUINDO SEU BLOG, FLOR...MUITAS MATÉRIAS INTERESSANTES, PARABÉNS ESTÁ SUPER FOFO!!!!
TE AGUARDO LÁ NO MEU CANTINHO, caldeirãodasartesmallu@blogspot.com.br
SERÁ MUITO BEM VINDA!!!!
BEIJOS NA ALMA!!!
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