"SEJA BEM VINDO!"

"FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA." Cora Coralina

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aprendi que tudo na vida se aprende tentando e errando, tentando e acertando.Sou uma pessoa otimista, positiva e feliz! Amo minha vida, "meu" vida e minha Jady!

Seguidores

visitas ao blog

Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hoje estava recordando as dificuldades, as correrias, as noite sem dormir e tudo mais que fiz no final de 2010, quando tinha que entregar a minha monografia sobre o estágio, era tudo ou nada naquele momento, três anos e meio em um livro de 50 e poucas páginas, mas valeu, valeu muito o "corre, corre"!

O que é mais difícil depois de formada, é verificar que existem pessoas que simplesmente acreditam que têm aptidões para ser professora, mas não tem....Hoje me senti envergonhada de certas faculdades por ai, que formam "pedagogas" que infelizmente não tem  o mínimo de preparo para educar, não conseguem desenvolver nem ao menos uma brincadeira de criança, não conseguem ler um texto simples, falam "pobrema", etc. O que esperar do futuro da educação? Dá medo em saber que pessoas assim podem ser usadas com exemplo de uma profissão onde existem muitos que estudam, se esforçam, se capacitam, buscam mais conhecimento, melhorar e aperfeiçoar técnicas de ensino. Sei que em todas as profissões há bons e não tão bons profissionais, mas professor tem o dever de buscar melhorar sempre, afinal ele é a base de todas as outras...não é???

Na introdução da minha monografia, escrevi sobre a minha vivência no estágio supervisionado e hoje acho que o estágio não serve só para observar as ações dos outros professores, mas serve também para avaliar se realmente está no lugar certo, na profissão certa....

"O estágio supervisionado é uma oportunidade para observar a realidade escolar, vivenciando na prática como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar.
Verifica que o professor deve priorizar a busca de novas estratégias de ensino, estar sensibilizado a realizar mudanças em sua prática pedagógica e dar ao educando a oportunidade de construir seu conhecimento como diz FUCK (1994, p. 14 - 15):

 “Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma. Como? Acreditando no educando, na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar, enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqüências de sua escolha. Mas isso não será possível se continuarmos bitolando os alfabetizandos com desenhos pré-formulados para colorir, com textos criados por outros para copiarem, com caminhos pontilhados para seguir, com histórias que alienam, com métodos que não levam em conta a lógica de quem aprende”.

No estágio de gestão escolar de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em escolas públicas, a oportunidade para conhecer o funcionamento, as normas, diretrizes, regulamentos, procedimentos e processos administrativos das escolas, se faz necessário para um futuro diagnóstico de problemas e encontro de soluções. Esse conhecimento auxilia também no desempenho e desenvolvimento de um profissional de educação, na medida em que este, possa vir a assumir funções no âmbito administrativo, terá uma consciência prévia de suas competências e atribuições."

....Eu escolhi certo!


0 comentários: