"SEJA BEM VINDO!"

"FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA." Cora Coralina

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Aprendi que tudo na vida se aprende tentando e errando, tentando e acertando.Sou uma pessoa otimista, positiva e feliz! Amo minha vida, "meu" vida e minha Jady!

Seguidores

visitas ao blog

Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Estava pensando neste maravilhoso feriado: 4 dias em casa, que beleza! 
Mas graças ao que ou a quem temos esse feriado? Fui pesquisar e eis ai a resposta resumida...


"Declaramos que a limitação da jornada de trabalho é a condição prévia, sem a qual todas as demais aspirações de emancipação sofrerão inevitavelmente um fracasso"


Esta frase é  de Karl Marx, "pai" do socialismo científico, que influenciou a proposta dos trabalhadores organizados na Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). Também conhecida como "Primeira internacional", fundada em Londres.


O Dia Mundial do Trabalhador foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem ao massacre decorrido da greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos, naquela época.


A exploração do trabalho operário somado à exploração do imigrante, que não era considerado cidadão, portanto sem direitos, foram as condições que levaram milhares de trabalhadores às ruas para protestar contra às condições de trabalho desumanas a que eram submetidos, o fim do trabalho infantil e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
O conflito ocorreu quando os operários saíram as ruas, organizando comícios em frente as fábricas, passeatas e piquetes que movimentaram a cidade e a região. A repressão foi dura e no confronto com a polícia muitos mortos, feridos e presos. 


Em memória dos mártires que serviram de exemplo para o mundo, surgiu o Dia do Trabalhador.




fonte: site http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=507 / jornal A voz do Jacaré edição 586.

0 comentários: